quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Música e SENTIMENTO... SENTIMENTO e música

Como músico, e apreciador de boa música, às vezes me pego pensando como é possível, pessoas com talentos maravilhosos, dons de Deus, não saberem explorar seus próprios potenciais. Vemos hoje como é fácil um artista, músico, compositor expor seu trabalho de maneira praticamente gratuita. Por menor que seja a cidade, podemos encontrar estúdios de fundo de quintal, que muitas vezes tem mais recursos que grandes estúdios dos grandes centros, e o principal: Pessoas que amam o que fazem! Técnicos apaixonados por aparelhagem, softwares, equipamentos, pela “lida” mesmo.
Gravar uma música, ou fazer um vídeo-clipe... Coisas banais, que qualquer criança consegue fazer em modernos computadores com preços super acessíveis, e programas que em sua maioria são gratuitos, e os que não são facilmente são “craqueados”.
Enfim, nos dias de hoje, se você resolver se tornar um músico, os caminhos são os mais variados possíveis, mas todos de muito fácil acesso.

Mas, em meio a tanta facilidade, surge um dilema: “O que fazer? Qual estilo? E no caso dos mais “capitalistas” o agrada mais “a massa”? O que vai vender mais? Quem imitar... e por aí vai.
E nessa onda de modernidade, o que abriu muitas portas por um lado, fechou uma grande porta por outro. A do sentimento.
Música não é apenas entretenimento, não se resume a um rosto, um corpo, ou uma voz bonita em cima de um palco... Não se resume a números de vendas, grandes cifras, dinheiro, status, fama e reconhecimento.
Música que vai além das barreiras estabelecidas pelo mercado musical... Música que encanta, leva a reflexão, muda vidas, trás esperança, trás amor, paz e lágrimas, atitude. – UMA MENSAGEM.
A música, que além da melodia trás letras que mechem como o nossos mais profundos sentimentos. E quando falamos nessas coisas, me vem à mente cantores, e músicos que tratam tudo de forma tão “artificial” que matam a arte. E no caso das canções ditas espirituais, “cauterizam” um momento de louvor e adoração na música.

É muito difícil escrever sobre isso... Seria mais fácil mostrar... Como expressar o que estou sentindo nesse momento? Como transmitir o sentimento desse momento, onde digito essas palavras? E essa deve ser a mesma preocupação de quem procura fazer ARTE!
Quando um cantor canta com a alma, ele expressa isso através de seu corpo! Através de gestos, expressões, lágrimas, alegria, dor... E quando ele faz isso o Espírito de Deus através dessa pessoa consegue tocar as pessoas de uma maneira singular... Talvez nem seja essa a função dos cantores modernos dentro das igrejas... Mas quando ele se despe de seu ego, de suas máscaras, e se mostra “nu” para a platéia algo “mágico” acontece, e a arte flui de maneira a impactar a vida dos espectadores, que passam a ser mais que expectadores, e sim participantes desse momento único. Essa interação, esse momento contagiante, onde a arte transcende o papel para o qual ela realmente se destina.
Mas o que falar do sentimento na música? Falar do sentimento na música nos leva a passear por vários estilos. Da música contemplativa ambiente, etérea - da energia da música clássica, passando pelo folk, rock e pop até as mais extremas vertentes do metal. Sentimentos dos mais variados, nas mais variadas canções...
Uma canção romântica pode transmitir o amor, a decepção – frustração ou alegria de quem a está cantando, um cantor de rock pode transmitir a atitude, raiva ou protesto impressos em suas letras, um maestro e seus músicos podem emocionar a platéia com músicas escritas à décadas, e até a centenas de anos... Uma voz bem empossada e com sentimento consegue preencher o espaço sonoro de tal forma que nem a maior banda do mundo, com os melhores músicos e instrumentos conseguiria se não tivesse esse elemento tão importante: O SENTIMENTO.
Aos músicos... Seja lá o que for tocar ou cantar, faça com sentimento. Faça com emoção. Feche seus olhos, exprima o sentimento dentro de você. Seja amor, ódio, melancolia, louvor, protesto... Faça mais do que uma apresentação. Haja como se estivesse no palco pela última vez, dê o melhor de si. Não se preocupe com as vendas, nem com os resultados... Se o que você está tentando fazer é arte, muitas vezes ela pode te levar em direção contrária ao sucesso.

3 comentários:

  1. Lindo texto, lindas músicas... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Música sem sentimento, é apenas música, apenas mais um entretenimento...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu amigo...
    Li o texto e concordo em TUDO que voce escreveu...
    Você expressou perfeitamente em tudo que escreveu, desde estilos até como usar a musica comercialmente ou não...

    Parabéns...
    Te conheço a anos, mas sempre virtualmente, mais tenho uma enorme vontade de lhe conhecer pessoalmente, com o passar deste anos estou te conhecendo ainda mais como pessoa, e pode ter certeza lhe admiro muito, muito mesmo...
    Um grande abraço meu grande amigo...

    Vanildo da Rocha Hillesheim

    ResponderExcluir