quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O BOM PASTOR, O MAU PASTOR...



“Como em muitas outras religiões, há uma tendência universal na religião cristã de dar uma interpretação teológica a instituições que gradualmente se desenvolvem num período de tempo por causa de sua utilidade prática, em seguida aplicam essa interpretação a períodos anteriores e associam a origem destas instituições a uma era na qual jamais teriam qualquer significado”. Richard Hanson

A figura central do cristianismo protestante hoje com certeza recebe um título: O Pastor. Isso pode parecer estranho a primeiro momento, mas ao analisarmos profundamente a história do cristianismo, do protestantismo, e a igreja protestante (evangélica) atual nos deparemos com algo que talvez até agora tenha passado despercebido aos nossos olhos.

Teologicamente falando e apoiado pela própria bíblia sagrada, é interessante observar que a palavra pastor (no sentido ao qual nos referimos) só aparece uma vez em todo o NT: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” Ef 4.11 (ACF)

Devemos ressaltar também que junto da palavra “Pastores” (no plural – indiferente do trabalho executado por “eles”, o termo é usado no plural, e não no singular “pastor único”) aparecem outras funções (apóstolos, profetas, evangelistas e doutores) – e que juntos formariam o “time” que conduziria o ministério. Então de maneira alguma, o Pastor era o “chefe” da igreja. Na igreja primitiva, não existia o cargo pastor, como o conhecemos nos dias de hoje.

A palavra pastores vem do grego “poimen”. Pastor é a palavra latina que designa “aquele que pastoreia”. Dessa forma devemos entender que pastor é uma “expressão” que expressa uma função específica na igreja, e não uma profissão, ou cargo. Pois uma pessoa que tenha esse título, mas não o exerça conforme o exposto acima, não pode de forma alguma se dizer pastor!
Ser pastor é mais que exercer um simples ofício...
Hoje vemos uma enxurrada de pessoas que se denominam “pastores”, bispos, apóstolos, e sabe se lá o que mais, mas não passam de ladrões, corruptos e aproveitadores! Manipuladores que dispersam e destroem as ovelhas do pasto do Senhor (Jr 23.1).
Tele-pastores cujo objetivo maior para seu “trabalho” deriva de seus egos super inflamados, e sedentos por tirar mais e mais das pessoas que, por desconhecerem da palavra de Deus, se entregam semelhantemente ao gado no corredor do matadouro. Mas ai desses pastores! (Jr 23.2,3) o grande Pastor (Hb 13.20) há de julgá-los!
Sem falar na compilação de heresias, e misticismo que a maioria deles agrega a seus ministérios, fazendo da igreja de cristo na maioria das vezes apenas um comércio de bênçãos, e trocas de favores...

Felizmente, vemos ainda, em meio a esse cenário de grande devassidão, homens piedosos que exercem seu chamado de maneira a glorificar a Deus pelo título que tem recebido, e muitas vezes nem tem mesmo o título (que é o que menos importa). Homens que tem lutado, se doado, e muitas vezes se sacrificado para cuidar das ovelhas as quais lhes foram confiadas. Homens que entenderam a importância de verdadeiramente amar suas ovelhas.

Aos maus pastores, um conselho: Revejam seus valores, reflitam suas atitudes, e voltem seus corações para o objetivo primaz da obra que na verdade nem nossa é, e sim de Cristo: Amem. Cuidem. Vivam a dor de suas ovelhas, sejam generosos, complacentes e misericordiosos, cuidem das pessoas... AMEM AS PESSOAS! Deixem de lado a sua soberba, ganância e egocentrismo que lhes tirou do caminho que jamais deveriam ter saído (Se é que algum dia esse caminho foi trilhado por vocês!).
Convertão suas vidas na misericórdia de Cristo, que é um dos alimentos que nos motivam a continuar nossa jornada rumo aos pés da cruz, que com certeza é o lugar de mais alto patamar que um pastor pode chegar.

Que a Força (do grande Senhor dos exércitos) esteja com vocês!

Anderson Corrêa
Siga: @christendoom
Visite o blog: http://christendoom.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Oi Anderson,vim conhecer seu blog depois de ter ido à sua igreja e de ter te ouvido pregar.Foi uma benção.Que Deus continue te usando com ousadia e graça.Só fiquei um pouco incomodada com a altura dos instrumentoss que não me permitiam ouvir direito a letra das músicas e nem podia acompanhar porque não tinha a letra para eu acompanhar.Desculpe-me pela sinceridade em apontar uma falha no culto mas isso faço no amor de Cristo para o benefício do corpo de Cristo.Queria poder seguir seu blog mas você não colocou o gadget seguidor,mas volto sempre que der.Tenho dois blogs.Um voltado para Missões e outro para professores do Ministério Infantil,se desejar me fazer uma visita será uma honra.Graça e paz.

    ResponderExcluir